O Algarve

A região



Cabanas de Tavira

"Hoje, Cabanas oferece a todos aqueles que a visitam um rico património natural, através da sua fauna e flora que aliado, à diversificada oferta de alojamentos e restaurantes, proporciona a todos verdadeiros de momentos de bem-estar e satisfação. A praia de Cabanas é um extenso areal com cerca de 7 quilometros, sendo bandeira azul desde 1989. A avenida Ria Formosa, recentemente requalificada, proporciona um ambiente pitoresco, de onde se contempla a ria e a costa.

O que visitar?

Capela de Nossa Senhora do Mar
A Capela Nossa Senhora do Mar foi inaugurada em 24 de abril de 1994 e possui no seu interior uma imagem em honra desta santa, a qual foi adquirida pela população. A 24 de junho de 2008, este espaço foi alvo de ampliação. A conceção arquitetónica da ampliação e remodelação da capela baseia-se na imagem de um barco, numa referência à atividade piscatória da vila.

Forte São João da Barra
Na marginal à esquerda, e sempre junto à Ria Formosa, situa-se o Forte São João da Barra. Este imponente exemplar de arquitetura militar portuguesa foi mandado construir, em 1656, pelo Conde Val de Reis, no reinado de D. João IV, e reconstruído, em 1973. Atualmente, funciona como turismo de habitação.

Parque Natural da Ria Formosa
O Parque Natural da Ria Formosa abrange uma área de cerca de 18400 hectares, distribuídos ao longo de 60 quilometros de costa que compreende o território do Ancão à Manta Rota. É uma zona húmida, de importância internacional, que faz parte da lista de sítios ramsar e zona de proteção especial – “Directiva Aves”. Com cerca de duas centenas de espécies documentadas, a Ria Formosa alberga aves migradoras oriundas do centro e norte da Europa para além de ser local de nidificação para muitas outras. A Ria Formosa é uma área protegida pelo Estatuto de Parque Natural, desde 1987, foi eleita em 2010, como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é também considerada um ecossistema de grande importância não só a nível regional como nacional e internacional."

Fonte: Câmara Municipal de Tavira


A cidade de Tavira

"As praias: longos areais onde se encontra a solidão. Os pomares de frutos sumarentos, aos quais não falta o oiro das laranjas. Depois, as colinas cobertas de figueiras e de amendoeiras, as casas com a alvura da cal, as chaminés rendilhadas. E, no final, os vastos espaços de serra onde voam águias, cantam pássaros, desabrocham flores. Esboço rápido dos encantos de Tavira e do seu concelho. Um convite a viagens de descoberta.

Ilha de Tavira
Inserida no Parque Natural da Ria Formosa, é considerada uma das mais belas praias do Sotavento algarvio. Vasto areal branco, o seu acesso é feito por ligações regulares de pequenas embarcações a partir das Quatro Águas e também do centro da cidade durante o verão. Equipamentos de apoio e parque de campismo.

Praia do Barril
Uma das mais emblemáticas praias do concelho localizada em frente ao aldeamento turístico das Pedras d’El Rei. É composta por um extenso areal, o seu acesso pode ser feito a pé ou através de comboio turístico. Situada na mesma praia, encontra-se a antiga Armação de Atum que remonta ao ano de 1842. O seu estado de conservação é muito bom, tendo o espaço sido convertido em área comercial. Próximo da Armação encontra-se o famoso “Cemitério das Âncoras”, cartaz de visita desta praia.

Igreja de Santa Maria do Castelo
Provavelmente construída no local da antiga mesquita. Edifício do séc. XIII com alterações posteriores, em parte provocadas pelo terramoto de 1755. Portal gótico, com capitéis de ornamentação vegetalista. No exterior, existem outros elementos góticos: janela em ogiva e pequena rosácea, cachorros e gárgulas da cabeceira. A torre do Relógio pertence, também, à construção primitiva, embora com acrescentos decorativos posteriores. Interior de três naves, com abóbadas. Na parede esquerda da capela-mor, o túmulo dos sete cavaleiros da Ordem de Sant’Iago mortos pelos mouros numa emboscada, razão da conquista da cidade. Na tribuna, uma imagem de grande beleza da Nossa Senhora (séc. XVIII)."

Fonte: www.visitalgarve.pt

O Algarve

“Algarve. Para onde quer que as atenções se virem, as cores da serra e do mar estão sempre presentes, numa aguarela em que ressaltam pontos dourados, verdes e azuis. A região é extensa e simpática, com clima mediterrânico, marcada pelos odores da maresia e das flores silvestres.

Um passeio a pé pelo emaranhado de ruas, vielas e escadinhas do interior algarvio é a melhor forma de conhecer esta zona da região. Perca-se ainda na vastidão da orla litoral, tendo como fundo as mais belas praias da Europa, onde se avistam os recortes dos rochedos e as facécias das sombras que eles deixam no areal.

Depois dos encantos da paisagem, os aromas e sabores da cozinha tradicional algarvia. Cardápio confeccionado com peixe e marisco, caso da caldeirada de peixe ou da cataplana de amêijoas, ou com toda a tradição da comida serrana, como os cozidos de grão e de couve. O elenco das ofertas passa também pelas afamadas delícias regionais, representadas pelo figo, amêndoa, alfarroba e pela aguardente de medronho, destilada nas zonas da serra em velhos alambiques cobreados.”

Fonte: www.visitalgarve.pt

Onde estamos

Alvisquer, Conceição de Tavira

Caixa Postal 776-s

8800-054 Tavira

Contactos

Telefone: (+351) 91 714 84 33

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Redes Sociais